Aloe Vera - Alimento Funcional

Com a humanidade vivendo o despertar de uma nova consciência, tudo o que seja voltado à preservação, regeneração e reconquista da saúde se encontra na ordem do dia. Isso explica porque a Aloe vera, enquanto alimento funcional, vem se destacando entre a grande variedade de plantas que os homens e os animais têm
à disposição.



Como alimento diário, a Aloe vera ajuda a prevenir a degeneração e retardar o processo de envelhecimento do organismo, pois acelera sua desintoxicação e promove seus processos de autocura, cujas conseqüências são a reconquista da saúde física, emocional, mental e, obviamente, a paz de espírito.

Devido a todas essas "funções", ela pode até mesmo fazer com que certos medica-mentos se tornem desnecessários, impedindo-nos de correr riscos, como aconteceu com os antiinflamatórios que, após anos presentes nos protocolos médicos, foram banidos do mercado em decorrência dos seus devastadores efeitos colaterais adversos.

Há 30 anos, procurando por substâncias naturais não-tóxicas como alternativa aos antiinflamatórios, que não só agridem e intoxicam o organismo como impedem a regeneração dos tecidos conjuntivos, o Dr. Robert Davis descobriu a Aloe vera e dedicou-se ao seu estudo e à sua divulgação até os últimos dias de vida, em 2004.

O gel da Aloe vera é igualmente um alimento funcional contra o diabetes e problemas correlatos. O fato de ele normalizar os níveis de açúcar no sangue tem sido constatado não apenas por um número cada vez maior de pessoas como por inúmeras pesquisas científicas.
 (2)

Um número cada vez maior de pessoas também tem sido salvo da dependência e efeitos colaterais dos fármacos graças ao gel da Aloe vera, que, como já foi dito:



 Induz a regeneração dos tecidos conjuntivos. (3)
 Impede a sobrevivência de microrganismos disbióticos. (4)
 Modula a ação do sistema imunológico. (5)
 Tem forte ação antitumoral. (6)
Ao garantir a saúde da mucosa e da flora intestinal, auxiliar o processo digestivo e modular as respostas do sistema imune não é de surpreender que desde a Antigüidade a Aloe vera seja reconhecida como um alimento de múltiplas funções.

Soma-se a isso o fato dele também ser o alimento por excelência dos tecidos conjuntivos - o habitat celular. Suas principais ações extracelulares são:
Promover a eliminação de tudo que não pertença aos tecidos conjuntivos, seja nutrindo e estimulando os macrófagos a eliminar os elementos orgânicos estranhos ao organismo, seja empurrando-os à medida que as substâncias que participam da integridade dos tecidos conjuntivos vão tomando seus lugares.

Paralelamente o gel da Aloe vera induz os fibroblastos (células responsáveis por sintetizar as proteínas de colágeno e elastina das fibras tissulares e o gel da substância fundamental onde todas as células vivem banhadas) a se multiplicarem
 
e a sintetizarem a matéria prima aos tecidos conjuntivos a partir dos nutriente providos igualmente pelo gel.

O gel da Aloe vera pode ser tomado continuamente. Em se tratando de um vegetal, como a abóbora e a melancia, da qual come-se a polpa, ela aparece nas receitas médicas com meonos frequência ainda que o espinafre e a ameixa-preta.
 

Sua ingestão não é um ato de automedicação, mas de nutrição e higiene. Isso significa que sua utilização promove a permanente desintoxicação e regeneração do organismo. O que explica ter sido considerado, desde a Antiguidade, um alimento tonificante.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artrite ou Espondilose Cervical

VACINAÇÃO X IMUNIDADE

Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo