Nutrição para o Corpo Físico

Existe uma grande diferença entre alimentação e nutrição. Alimentação é a escolha, o preparo e a ingestão da comida; nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo. Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento.
Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientesque ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos. Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural – sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte etc.

Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo às pressas,com poucas porções de frutas e legumes frescos e dando preferência para sanduíches, frituras, produtos refinados e muito industrializados. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação. Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável. Hipócrates, o pai  da medicina, já dizia na Antigüidade:
 “Que o teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”.
E ensinava: “Deixa no recipiente a droga, se puderes curar o paciente com alimento”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artrite ou Espondilose Cervical

VACINAÇÃO X IMUNIDADE

Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo