Artrose ou Osteoartrite


A osteoartrite, também conhecida como artrose, artrite hipertrófica, osteoartrose ou doença da degenerescência das juntas, é considerada a mais comum e antiga forma de artrite. Sua principal característica é o desgaste e esgarçamento da cartilagem, que tende a acarretar igual modificação e deterioração dos ossos.
Existem duas categorias de osteoartrite:



 Primária que aparece sem causa aparente ou em decorrência da idade.
 Secundária que resulta de alguma infecção, obesidade, fratura ou qualquer outro dano físico ou quadro artrítico, como os reumáticos.


A medicina ortodoxa até hoje procura um tratamento eficaz, pois os medicamentos só conseguem abrandar temporariamente os sintomas – inflamação, inchaço e dor – relativos à deterioração das cartilagens.
A osteoartrite – principal causa da desabilitação motora – pode atingir qualquer junta, embora as mais vulneráveis sejam os joelhos, quadris, coluna vertebral, pescoço, juntas dos dedos, base do dedão das mãos e dos pés.
Antigamente, a osteoartrite atingia apenas os mais idosos. Hoje, porém, é comum aos que ultrapassam os quarenta anos. Nos Estados Unidos, ela atinge 80% da população acima dos 50 anos.
A perfeita saúde e a integridade da cartilagem permitem movimentos livres e sem dor. Isso requer, no entanto, que suas moléculas sejam permanentemente restauradas/repostas, caso contrário as juntas ficarão desprotegidas e vulneráveis à desintegração e a rompimentos.
Além da degenerescência do organismo relativa ao avanço da idade, outras causas igualmente relacionadas ao desenvolvimento da osteoartrite podem ser:


 A danificação dos nervos.
 A fragilidade dos músculos, que deixa as juntas altamente vulneráveis, como fazem os músculos das coxas com os joelhos, por exemplo.


A obesidade, que impõe grandes esforços à coluna vertebral, joelhos, quadris e tornozelos, fazendo com que o processo da osteoartrite se inicie de oito a doze anos antes do aparecimento dos sintomas.
     As lesões provocadas por acidentes ou esforço excessivo durante a prática de esportes ou de exercícios, atividades físicas no trabalho etc.
     Os focos de inflamação que, por liberarem enzimas e promoverem a produção de radicais livres, aceleram a destruição das cartilagens e dos ossos.
     Os problemas genéticos, que provocam o nascimento de crianças com a cartilagem defeituosa ou ossos mal encaixados – principal causa da osteoartrite nos jovens.
     A ausência de uma ação efetiva para reverter o processo de degenerescência dos ossos e cartilagens fará com que as juntas se tornem parcial ou totalmente enrijecidas e, muitas vezes, deformadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artrite ou Espondilose Cervical

VACINAÇÃO X IMUNIDADE

Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo