ALOE VERA: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA

Segundo o Dr.Robert H. Davis, PhD
Autor do livro 
Aloe Vera: A Scientific Approach



O Dr. Robert H. Davis, graduado pelo Kings College com PhD na Rutgers Univerity, é autor de duzentos diferentes trabalhos científicos. No seu livro Aloe vera: Uma Abordagem Científica ele esclarece os comos e os porquês da atuação da Aloe vera no organismo. Descreve a sinergia existente entre os seus componentes biologica-mente ativos. Desenvolve o tão ilustrativo "Conceito de Chefe de Orquestra da Aloe"onde apresenta os polissacarídeos como sendo o maestro e os outros agentes bioativos a orquestra. Ele explica como a Aloe vera atua sobre a eliminação das dores, das inflamações e da artrite, assim como o seu grande poder sobre o processo de cicatrização.

Seus estudos sobre o 
Aloe vera iniciaram-se no meio dos anos 70. Durante uma certa experiência em laboratório, à procura de um antiinflamatório natural como alternativa para a cortisona e outros esteróides, foi surpreendido ao verificar os resultados de uma das amostras onde havia utilizado, por engano, o extrato de gel de Aloe vera como elemento de controle. Surpreendeu-se pois jamais havia visto uma substância natural capaz de produzir tais feito.

No seu livro, ao expor o resultado de seus 20 anos de pesquisa, declara que 
"ninguém mais pode dizer que Aloe vera é um mito ou funciona sob efeitos mágicos" porque sua eficacidade enquanto antiinflamatório, cicatrizante e analgésico já foi demonstrada pela curva de dose-resposta. Ele também explica como a Aloe vera atua como um veículo biológico (ou condutor ativo) ao mesmo tempo em que tem uma atividade biológica complementar própria. Demonstra o aumento qualitativo e quantitativo da atividade dos fibroblastos como promotores da cicatrização, inclusive em animais diabéticos. Postula que o Giberelino da Aloe atua como fator de crescimento vital para as células. Questiona a postura médica sobre a AIDS em relação ao HIV ressaltando as propriedades imunomoduladoras da Aloe vera - que ao mesmo tempo que é estimulante para as cicatrizações, é inibidora para as inflamações. Descreve a ação dos esteróides da Aloe vera sobre a artrite reumatóide. Compara a aspirina com a Aloe vera e o potencial sinérgico que existe entre as duas.


O Conceito Maestro & Orquestra

A Orquestra
Uma orquestra sinfônica necessita de instrumentos de corda, madeira, metal, sopro e percussão para formar um conjunto capaz de expressar toda a beleza de uma música. Cada arranjo musical mistura, de forma única, os sons de vários instrumentos em uma mesma tonalidade.
Apesar de que quando uma orquestra está se afinando, com cada instrumento a nota musical que lhe seja própria, testemunhamos um verdadeiro caos sonoro, tão logo começam a interagir harmonioso, um som extremamente puro se faz ouvir.
Entretanto, o elemento chave de uma orquestra é o maestro que, se for excepcional, saberá utilizar-se da participação e do potencial de cada instrumento, criando uma surpreendente sinergia entre todos. Apesar dessa posição ser importante, o talento dos músicos da orquestra é igualmente relevante para que o resultado final seja um som mágico durante toda a apresentação da orquestra.

O Maestro
O conceito maestro-orquestra foi desenvolvido para melhor definirmos as relações entre os mais de 200 componentes biologicamente ativos da Aloe vera. Dentre essas, acredita-se serem as moléculas dos polisacarídeos que atuam como o maestro que lidera a sinfonia como fruto da interrelação biológica dos mais de 200 componentes da Aloe vera.

As moléculas de polisacarídeo são constituídas por moléculas de manoses ligadas entre si. Como um maestro, os polissacarídeos conseguem modular de diversas maneiras as atividades biológicas de uma infinidade de moléculas que estão à sua volta de modo que, devidamente orquestradas passam a funcionar em perfeita sinergia. A teoria 
maestro-orquestra tem servido de base a muitas pesquisas e à formulação de novos produtos.

Entretanto, pensa-se que é a proteína presa em uma das extremidades da cadeia de polissacarídeos quem direciona o fosfato de manose, preso na outra extremidade, para o receptor dos fibroblastos. E acredita-se ser assim que a produção de colágeno e de proteoglicanos, indispensáveis ao processo de cicatrização, é induzida pela 
Aloe vera.

Simultaneamente, os macrófagos são estimulados a produzirem uma variedade de substâncias com atividades biológicas e a reconhecerem os receptores da superfície de outras células. Outros componentes biológicos da 
Aloe vera, indiretamente, também ajudam o maestro a induzir respostas biológicas nos receptores celulares. 
Sugerir, porém, que o maestro, isto é, que os polissacarídeos trabalham isoladamente sem interação alguma com o complexo orgânico ao qual pertencem, 
é muita pretensão.

Não há dúvida que os conhecimentos adquiridos a partir da observação da atividade de elementos isolados da Aloe vera são de grande utilidade. Mas não me parece nada inteligente exaltar uma única substância e reduzir todo o potencial da Aloe vera à sua única existência. (Aqui Dr. Davis está fazendo uma crítica a outras teorias.)

Uma das características mais importantes do seu dinamismo sinérgico presente na
Aloe vera é que, não importa sob que dosagem, o seu potencial de toxidade é aparentemente nulo. Por outro lado, o que vem se verificando é que a Aloe Vera 
de imunomoduladora tem a propriedade de reduzir e até mesmo eliminar agentes tóxicos ao organismo.

Conclusão

Aloe vera contém polissacarídeos que agem como maestros conduzindo inúmeras atividades biológicas através da orquestração de várias diferentes moléculas ao seu redor. Muitos dos compostos da Aloe vera já foram isolados, identificados e demonstraram possuir fortes princípios ativos assim como um forte potencial sinérgico quando interagindo com o todo.

A 
Teoria Maestro-Orquestra se opõe diametralmente à idéia de que somente um tipo de molécula da Aloe vera, ou seja, os polissacarídeos, seja responsável pelos surpreendentes efeitos benéficos dessa planta, isto é, se opõe à redução do potencial da Aloe vera ao dos polissacarídeos.

Não há dúvida de que ainda falta uma maior compreensão sobre a ação sinérgica dos seus vários componentes da 
Aloe vera para que seja possível uma melhor definirmos da atua sobre o organismo. Essa compreensão, certamente, provocará muitas mudanças em pró do aumento da qualidade de vida dos Seres humanos e dos animais, uma vez que deverá mexer nos conceitos que hoje regem a farmacologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artrite ou Espondilose Cervical

VACINAÇÃO X IMUNIDADE

Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo