Ritmo da Alimentação



A natureza se manifesta através de ritmos, com pausas necessárias ao equilíbrio da vida. Assim é o nosso organismo e nosso processo digestivo. O hábito de beliscar a todo o momento não dá tempo suficiente para que a digestão se processe sem interferência. Outro fator importante é considerar os ciclos biológicos naturais, ou seja, o relógio biológico.

Nosso corpo também é dividido em ciclos, regidos por diferentes forças e, da mesma forma, não é recomendável comer muito no jantar e nem muito no desjejum, sendo que o calor digestivo é maior às 12 horas, período no qual deve ocorrer a refeição principal. Na medicina chinesa cada intervalo de 2 horas rege um órgão do corpo, por exemplo, das 23 à 1 hora da manhã é o horário da vesícula biliar. Se o organismo estiver recebendo, ou mesmo ainda digerindo, um alimento neste horário irá prejudicar a vesícula e o fígado. O ideal seria que a última refeição fosse feita no mínimo 3 horas antes de dormir.

Na prática, isso é muito complicado para as pessoas no dia-a-dia e ainda para os atletas que treinam à noite. Deve-se evitar comer após as 20 horas – é melhor que a última refeição ocorra antes deste horário, uma vez que o organismo não tem a mesma capacidade digestiva do período diurno. Outro fator é que, antes de 12 horas (caracterizado por período de eliminação), deve-se ingerir alimentos de fácil digestão como, frutas, flocos de cereais integrais, etc. Antes do almoço, por volta de 10h30min, ingerir sucos de frutas ou de vegetais, ou somente a fruta, é uma boa forma de revigorar o organismo.

Ingerindo-se muitos alimentos no desjejum, o organismo não conseguirá eliminar completamente os resíduos tóxicos que o corpo normalmente acumula, pois estará envolvido com o trabalho digestivo. É evidente que isso varia de acordo com cada indivíduo e circunstâncias, pois uma pessoa com deficiência pode precisar de alimentos mais energéticos, embora, mesmo assim, não deva sobrecarregar o organismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artrite ou Espondilose Cervical

VACINAÇÃO X IMUNIDADE

Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo